Cirurgia bariátrica: o que eu preciso saber

O que eu preciso saber sobre cirurgia bariátrica?

A obesidade é uma doença cada vez mais frequente e muitos pacientes questionam se teriam indicação de cirurgia bariátrica.
A cirurgia bariátrica é a opção de tratamento para a obesidade que tem em média um maior percentual de perda de peso quando comparado com uso de medicamentos e mudanças de estilo de vida contudo é importante avaliarmos quais pacientes que realmente se beneficiarão desse procedimento e se não possui nenhuma contra indicação.

Quais as indicações de cirurgia?
A cirurgia bariátrica é indicada para os pacientes com obesidade grave com IMC acima de 40 e para os pacientes com obesidade moderada com IMC acima de 35 e que já possuam problemas de saúde relacionados a obesidade ( vide lista abaixo), não tendo respondido ao tratamento clínico com medicamento e mudanças do estilo de vida por pelo menos dois anos.

Comorbidades indicativas de cirurgia bariátrica

É claro que muitas vezes a indicação é individualizada. Sabe-se que pacientes com super obesidade com IMC acima de 50 tendem a ter uma doença mais grave com mais alterações hormonais e dessa forma respondem pior ao tratamento clínico com medicamento. Assim, esses pacientes muitas vezes podem ter a cirurgia já indicada no começo do tratamento.
Recentemente uma nova indicação de cirurgia bariátrica passou a ser contemplada, a cirurgia metabólica. Ela é indicada para os pacientes com obesidade leve com IMC acima de 30 e que possuem diabetes mellitus de difícil tratamento. Essa cirurgia ainda é muito questionada sobre os verdadeiros benefícios que traz ao paciente. Os pacientes que mais se beneficiam desse procedimento são aqueles que possuem um diabetes mais recente ( com menos de 5 anos de doença) e que ainda não fazem uso de insulina.

Quais os tipos de cirurgia existentes?
As técnicas cirúrgicas podem ser restritivas ou disabsortivas e até mesmo mistas. As técnicas restritivas são as que reduzem o volume gástrico e não mexe na parte intestinal, local em que a maioria dos nutrientes são absorvidos. Já as técnicas disabsortivas são as que retiram parte do intestino, causando uma maior deficiência de vitaminas no pós opertório mas que em comparação as técnicas restritivas tendem a também causar uma maior perda de peso. As cirurgias mistas são as que combinam as duas técnicas.
Hoje em dia os procedimentos mais realizados são o by pass gástrico, um procedimento misto, e a a sleeve que é uma técnica puramente restritiva.Antigamente se fazia muito a fobi capella que é o by pass gástrico com colocação de anel e também se realizava scopinaro e duodenal switch. Essas técnicas deixaram de ser feitas devido aos maiores índices de complicações cirúrgicas e nutricionais.

Cirurgia bariátrica: 6 fatos importantes para você saber - Clínica Láparos
Tipos de cirurgia bariátrica

Quais os cuidados depois de operar?

Após a cirurgia bariátrica é muito importante manter o seguimento com endocrinologista e nutricionista.
Em um primeiro momento após a cirurgia é preciso fazer ajustes nas dietas até a progressão para a dieta geral, o que é feito com o acompanhamento com a nutricionista.
Além disso, as reposições de vitaminas também já são iniciadas no pós operatório e isso é individualizado de acordo com a técnica cirúrgica e com o paciente contudo é fundamental que as reposições de vitamina sejam feitas para toda a vida pois a cirurgia e sua disabsorção estarão sempre ali. A falta de reposição adequada pode levar a problemas como anemia com necessidade de transfusão, neuropatias, osteoporose e até mesmo depressão.
Um ponto importante a se ressaltar é que a cirurgia bariátrica é mais uma opção de tratamento da obesidade. Contudo ela não representa a cura da doença.

Lembrando o que foi explicado em publicações anteriores, a obesidade é uma doença crônica em que há diversas alterações hormonais.

Esses hormônios regulam o metabolismo e apetite do paciente e eles tendem a ter uma memória metabólica do peso máximo ao longo da vida, tentando sempre fazer com que o paciente retorne aquele peso inicial. Em suma, isso ocorre mesmo na cirurgia bariátrica portanto existe sim chance de reganho de peso após o procedimento!

Acompanhe sempre com seu médico endocrinologista para avaliar o melhor tratamento para você!