Diabetes gestacional

Diabetes gestacional, já ouviu falar? Aprenda sobre o diagnóstico de diabetes gestacional, os valores de glicemia, seus sintomas para a gestação e o bebê e seu tratamento.

O que é Diabetes gestacional?
O diabetes gestacional vem aumentando em todo o mundo, principalmente devido a maior prevalência de obesidade.
O diabetes gestacional é o aumento da glicemia durante a gestação em pacientes que não tinham um diagnóstico prévio de diabetes.

Hiperglicemia na gestação. Fonte Febrasgo

O que causa o Diabetes na gestação?
Durante a gestação, podemos dizer que o pâncreas (orgão qu produz insulina) é testado ao máximo. Diversos hormônios são liberados pela placenta do bêbê que elevam a glicemia e muitasa vezes o pâncreas não consegue dar conta de produzir mais insulina e isso acaba elevando a glicose no sangue.
Diversos fatores contribuem para aumentar o risco de uma paciente desenvolver diabetes na gestação.

Fatores de risco para hiperglicemia na gravidez. Fonte: Febrasgo

Como é feito o diagnóstico?
O diabetes gestacional em geral não causa sintomas na mãe então ele deve ser procurado sempre independente de sintomas. O recomendado é que seja realziado medida da glicemia sanguínea já no primeiro trimestre após o diagnóstico da gestação e se glicemia normal nessa ocasião ( considera-se normal na gestação valores menores do que 92mg/dL), a paciente deve realizar o teste de tolerância oral a glicose, a famosa curva glicêmica, entre 24 e 28 semanas de gestação para definir se a paciente desenvolveu ou não diabetes na gestação.

Valores para diagnóstico de Diabetes Gestacional. Fonte: Febrasgo

Qual o tratamento para o Diabetes na gestação?
O tratamento inicial do diabetes na gestação consiste em mudanças do estilo de vida com ajustes alimentares e atividade física se não houver contra indicação pela parte obstétrica.
O recomendado é reduzir porção de carboidrato e fracionar as refeições ao longo do dia, dando semrpe preferência a carboidratos integrais.
A atividade física, se liberada pelo obstetra, deve ser realizada idealmente no período da manhã após o café da manhã, horário em que o corpo tem maior dificuldade de lidar com o açúcar.
Todo o tratamento deve ser seguido com medidas de glicemia capilar.
Se após curto período de tempo a paciente não atinge os níveis adequados de glicemia ( valores ideais: jejum menor que do 92mg/dL e 1 hora após refeição inferior a 140mg/dL) o tratamento deve ser progredido para uso de insulina.

O Diabetes Gestacional pode afetar a gestação?
O Diabetes Gestacional se não tratado de forma adequada pode causar macrossomia fetal que é quando o bêbê fica grande ( acima de 4kg).
Isso acaba trazendo riscos para a gestação de dificuldades durante o trabalho de parto, maior risco de precisar de cesariana entre outros.Pode ocasionar também riscos para o recém nascido como hipoglicemias, distócia de ombro e até mesmo maior risco de ter diabetes na vida adulta.
A paciente que possui diabetes gestacional é considerada gestação de risco e deve ser acompanhada durante toda a gestação pelo obstetra, endocrinologista e nutricionista idealmente, com controle de glicemia capilar e exames obstétricos de rotina.

Quais cuidados após o parto em quem teve Diabetes gestacional?
As mulheres que desenvolveram diabetes gestacional possuem um maior risco de desenvolver diabetes numa próxima gestação e até mesmo do diabetes mellitus tipo 2 em um período que não está gestante. Por isso, alguns cuidados são necessáirios!
O seguimento com o endocrinologista após o parto é importante. É necessário a realização de nova curva glicêmica entre 6 a 8 semanas após o parto para avalair se o diagnóstico de diabetes permanece ou não. Além disso, é importante avaliar possíveis fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes e tratá-los quando possível.

Diabetes na gestação? Procure um endocrinologista para o melhor tratamento conjunto com o seu obstetra!