Pré diabetes: o que é, dieta e tratamento

Fui diagnosticado com pré diabetes, e agora? Saiba mais sobre o que é a doença, seu tratamento, dieta indicada e como curar ele!

O pré diabetes é uma forma popular de se dizer quando há alguma alteração na glicemia mas que não se configura como um diabetes ainda.
O diagnóstico de pré diabetes é uma forma de alertar sobre os nossos hábitos de alimentação e atividade física. Dessa forma, se mudanças não forem feitas, existe uma chance de progressão para o diabetes no futuro.

Afinal, o que é pré diabetes?
O pré diabetes é definido quando os níveis de glicose em jejum estão entre 100-125 mg/dL e a hemoglobina glicada, exame que avalia a média do açúcar dos últimos 3 meses, está entre 5,7-6,4%.

Critérios diagnósticos de pré diabetes e diabetes

O que causa o pré diabetes?
O pré diabetes está muito relacionado com o sedentarismo, ganho de peso e uma alimentação com excesso de carboidratos e doces.
O padrão de vida atual com sobrecarga de trabalho, pouco tempo para prática de atividade física e comidas processadas com excesso de carboidrato e açúcar está contribundo para o número crescente de diagnóstico de pré diabetes e diabetes.
Existem algumas doenças que também favorecem as alterações glicêmicas como síndrome do ovário policístico, doença de cushing, acromegalia, lipodistrofia. Também é importante lembrar de medicamentos, principalmente o corticóide, que também elevam a glicose.

Qual o tratamento do pré diabetes?
Assim que o pré diabetes é diagnosticado, é importante avaliarmos hábitos ou outras condições de saúde que podem estar causando essa alteração na glicose e imediatamente tentar modifica-los.
Iniciamos o tratamento com mudanças do estilo de vida visando melhorar a prática de atividade física (a recomendação é de pelo menos 150 minutos na semana), reduzir ingesta de carboidrato e doces e uma perda de 5-10% do peso.
Quando o paciente mantém as alterações da glicemia mesmo após as medidas acima, é possível considerar o tratamento com metformina em doses baixas para evitar a progressão para o diabetes. Os principais candidatos ao uso do remédio são os pacientes jovens com idade inferior aos 60 anos e com diagnóstico de obesidade.

Qual dieta para o pré diabetes?
Não existe uma dieta específica para o pré diabetes nem alimentos proibidos. Importante ter o entendimento de que a doença está na maioria das vezes ligada a falta de atividade física e ganho de peso através de uma alimentação com muito carboidrato e doce.
Dessa forma, a base da dieta para o pré diabetes é reduzir a ingesta de carboidrato e de doces, seja reduzindo as porções que come ou reduzindo a frequência que ingere esses alimentos. Deve-se dar preferência por alimentos integrais e evitar alimentos ultraprocessados que em geral são ricos em açúcar.

PIRÂMIDE ALIMENTAR - Diabético Saudável
Pirâmide Alimentar para o pré diabetes

E o pré diabetes tem cura?
O importante do diagnóstico do pré diabetes é que ele sinaliza uma luz amarela de que algo não está indo bem. Contudo é possível através das mudanças de hábito de alimentação e atividade física curar o pré diabetes.
A prática de atividade física pelo menos 150 minutos na semana aliada a redução da ingesta de carboidrato e doces na alimentação e a uma perda de 5-10% do peso é possível curar o pré diabetes!

Cuide sempre do seu pré diabetes e diabetes com o endocrinologista!

Sou dra Bruna Ferolla, endocrinologista pela USP e estou aqui para te ajudar a cuidar da sua saúde e melhorar sua qualidade de vida! Conte comigo!

GOSTOU? ENTÃO COMPARTILHE...

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
×