Síndrome do Ovário Policístico : sintomas e tratamento

Saiba tudo sobre os sintomas e tratamento da síndrome do ovário policístico

A síndrome do ovário policístico, comumente chamada de SOP, é um dos distúrbios endocrinológicos mais comuns nas mulheres na idade reprodutiva. Frequentemente vem associada a obesidade e síndrome metabólica.

O que causa a SOP?

A síndrome do ovário policístico é causada por alterações genéticas ovarianas que levam a pré disposição a secreção de andrógenos ( “hormônio masculino”) pelo ovário que desencadeia uma série de alterações nos hormônios relacionados com o ovário.

Quais os sintomas do ovário policístico?

O ovário policístico é caracterizado pela tríade de irregularidade da menstruação, presença de múltiplos cistos no ovário ao ultrassom e hiperandrogenismo com aumento de pelo no corpo, acne e queda de cabelo.

Aumento de pelos corporais na síndrome do ovário policístico

Todos esses sintomas são decorrentes das alterações hormonais que ocorrem na síndrome.
Além desses sintomas descritos acima, é muito comum haver resistência insulínica na síndrome dos ovários policísticos, mesmo em casos de pacientes com peso eutrófico, pela fisiopatologia da doença.
Dificuldade para gestar também é comumente vista.

Como é feito o diagnóstico?

Para o diagnóstico é feito avaliação com ultrassonografia pélvica e exames de sangue para avaliação hormonal.

O diagnóstico de ovário policístico é sempre de exclusão pois se assemelha a outros problemas de saúde. Em suma, é importante sempre descartar outras causas como hiperplasia adrenal congênita, hipotireoidismo descompensado e hiperprolactinemia.
Após isso, a síndrome do ovário policístico é diagnosticada quando a paciente apresenta dois dos três critérios citados acima: irregularidade menstrual, hiperandrogenismo e ovários policísticos no ultrassom.

Ovário Policístico na ultrassonografia

Importante perceber que só a presença de múltiplos cistos na ultrassonagrafia pélvia, sem os demais sintomas, não configura a SOP.

Atenção também deve ser dada ao diagnóstico na adolescência, fase em que é normal a irregularidade menstrual nos primeiros anos de menstruação e cistos nos ovários e nesses casos isso não necessariamente significa doença do ovário policístico!

Quais são os tratamentos para o ovário policístico?

O tratamento do ovário policístico deve ser individualizado de acordo com os sintomas da paciente.
Em casos de irregularidade menstrual é feito uso de anticoncepcional oral se não houver contra indicação. O uso da metformina também parece auxiliar em alguns casos.
O hiperandrogenismo com aumento de pelos no corpo e acne responde bem ao anticoncepcional que visa regularizar e diminuir a produção de hormônios masculinos pelo ovário. Em algumas pacientes é preciso associar outros medicamentos inibidores de andrógenos, como a espironolactona, para melhor resultado clínico.

Tratamento do ovário policístico

Outros achados como a resistência insulínica, quando presente, deve ser tratado com metformina.
Nas pacientes que desejam gestar, é importante um acompanhamento em conjunto da endocrinologia e ginecologia para melhores resultados.

Sintomas de ovário policístico? Consulte o endocrinologista para avaliação e tratamento adequado para você.