Prolactina alta, o que é?

Sua prolactina está alta, o que é?

A prolactina é um hormônio produzido na hipófise, uma glândula que fica no sistema nervoso central e participa da produção e regulação de diversos hormônios como da tireoide, cortisol, hormônio do crescimento, hormônios sexuais e prolactina.

Hipófise: glândula que produz a prolactina

O que leva ao aumento da prolactina

Uma das principais causas de alteração são tumores benignos na hipófise, chamados de prolactinomas, que ocorrem principalmente em mulheres antes da menopausa.

Alguns medicamentos ( como antidepressivos e antipsicóticos e até remédios para enjôo) podem levar também ao aumento da prolactina e nesses casos a simples troca do remédio normaliza o quadro. Entretanto, em alguns casos, a alteração da prolactina pode ser as custas inclusive de uma ” falsa prolactina” chamada de macroprolactina que é detectada no sangue entretanto não causa sintomas e dessa forma não precisa ser tratada.

Quais são os sintomas da prolactina elevada

O aumento da prolactina causa sintomas como irregularidade da menstruação, saída de leite pela mama, diminuição da libido, disfunção erétil e infertilidade. Os primeiros sintomas nas mulheres costuma ser a irregularidade da menstruação, enquanto que nos pacientes do sexo masculino prevalece sintomas de redução da libido.

Como é feito o diagnóstico

A prolactina deve ser dosada somente nos casos de suspeita clínica com os sintomas descritos acima. Não há necessidade de dosar prolactina de rotina.

O diagnóstico é feito quando há uma prolactina alta no sangue e tenha sido descartado uso de remédios que levem ao aumento da prolactina ou outros fatores precipitantes. Após confirmado o aumento da prolactina, importante realizar uma ressonância da hipófise para avaliar a glândula que produz esse hormônio.

E o tratamento?

O tratamento da maioria dos casos é com medicamento, cabergolina ou bromocriptina, por tempo prolongado de no mínimo dois anos visando a normalização da prolactina.

Em caso de sintomas acima ou alterações da prolactina, consulte o endocrinologista!