Tratamento Medicamentoso Para Obesidade

A obesidade é uma doença que infelizmente ainda é cercada de muito preconceito. Alguns acreditam que seja culpa do paciente ou que a perda de peso resultaria de um simples ato de ” fechar a boca”.

A obesidade

Graças ao avanço da medicina, hoje temos uma melhor compreensão a respeito da doença. Sabemos que ela é causada por diversas alterações hormonais que regulam nosso metabolismo e apetite. Assim, a obesidade é uma doença crônica que requer um tratamento contínuo e muitas vezes há indicação de tratamentos medicamentosos.

O tratamento

Os medicamentos utilizados visam uma melhor regulação desses hormônios que estão alterados, diminuindo o apetite e dessa forma contribuindo para a perda de peso. Todos os remédios liberados para uso são inibidores do apetite, não há medicamento seguro até o momento que ” acelere o metabolismo”, nem mesmo é seguro uso de diuréticos para a perda de peso.

Quais indicações de tratamento medicamentoso

O uso de medicamentos é indicado para pacientes com obesidade diagnosticada ( IMC acima de 30) ou sobrepeso ( IMC acima de 27) já com problemas de saúde associado ao peso ( diabetes mellitus, pressão alta, esteatose hepática…). Vale lembrar que todos os medicamentos liberados pela ANVISA para tratamento da obesidade passaram por diversos estudos e são considerados seguros, devendo considerar suas indicações e contra indicações de acordo com o paciente.

Algumas das medicações disponíveis no Brasil:

– Liraglutida (Victoza ou Saxenda)

– Orlistate (Xenical)

– Sibutramina (Biomag)

– Bupropiona com naltrexona (Contrave – offlabel)

– Semaglutida (Ozempic – offlabel)

– Topiramato (Amato – offlabel)

A grande barreira

O grande empecilho para o tratamento adequado é a estigmatização do mesmo.

Isso se deve ao uso indiscriminado de remédios sem acompanhamento médico. Além disso, existe próprio preconceito que julga tratar obesidade como uma questão estética e não vê a obesidade como uma doença que traz uma série de complicações para a saúde e que deve ser igualmente tratada.

Os remédios quando usado de forma adequada e em conjunto com mudanças de estilo de vida, conseguimos obter melhores resultados, com mais qualidade de saúde e muitas vezes até regredir problemas como um pré diabetes, gordura no fígado, entre outras.

Em caso de dúvidas quanto ao tratamento da obesidade consulte o endocrinologista!