Nesse artigo vamos aprender um pouco mais sobre vitamina D, suas funções e mais curiosidades
Quando devo me preocupar com meu estoque de vitamina D ?
A vitamina D tem um papel importante e bem definido no metabolismo ósseo e regulação do cálcio.
Em adultos, a baixa de vitamina D leva ao aumento da reabsorção óssea, favorecendo a perda de massa óssea e o desenvolvimento de osteopenia e osteoporose. Fraqueza muscular também pode ocorrer, o que contribui para elevar ainda mais o risco de quedas e de fraturas ósseas. Outros benefícios da Vitamina D divulgados em diferentes mídias como prevenção do Diabetes, alguns tipos de Câncer, Depressão, diminuição no risco de Doenças Cardiovasculares e Doenças Autoimunes, ainda carecem de uma evidência científica mais consistente.
Como conseguir vitamina D?
O principal meio de se obter esta vitamina é através da exposição solar, através dos raios UVB, que estimulam a sua produção na pele. Dependendo do tipo de pele, recomenda-se banho de sol de 15 a 60 minutos ao dia, com ao menos 25% a 50% da superfície corporal exposta (vestindo shorts e camiseta de manga curta, por exemplo).
Recomenda-se, entretanto, que esta exposição seja longe do horário de pico de incidência dos raios UVB, antes das 10 horas da manhã e após às 16 horas, para minimizar os riscos de desenvolver câncer de pele.
É indicado ainda aumentar o consumo de alimentos ricos em Vitamina D, como peixes gordurosos (atum, salmão, truta, etc.), gema de ovo, óleo de fígado de bacalhau, cogumelos, laticínios enriquecidos e cereais.
Preciso dosar minha vitamina D sempre?
O Departamento de Metabolismo Ósseo e Mineral da SBEM está de acordo com as diretrizes publicadas pela Endocrine Society, que não recomenda a avaliação da vitamina D para a população geral considerando-se o custo dessa mensuração e a ausência de evidências que corroborem para a reposição da mesma na nesta população, tornando o exame desnecessário. Portanto, recomenda-se a avaliação laboratorial em indivíduos com maior risco para a baixa de vitamina D, conforme quadro abaixo.
Em quem dosar vitamina D?
Assim, se você se encontra no grupo de risco acima tem indicação de dosagem da vitamina D. Caso os níveis estejam abaixo de 20 – 30 ng/mL, há necessidade de se repor a vitamina D ( a dose de reposição varia de acordo com a gravidade da deficiência da vitamina) . Atentar que a reposição de vitamina D deve ser feita sob orientação médica devido ao risco de intoxicação pela vitamina D quando administrada em doses elevadas.
Conte comigo para avaliação e qualquer dúvidas!