Terapia de reposição hormonal: prós e contra

A menopausa é definida após um ano da última menstruação fisiológica da mulher e é caracterizada pela redução da produção dos hormônios femininos pelos ovários. Nesse artigo vamos falar mais sobre a terapia de reposição hormonal na menopausa.

A terapia de reposição hormonal é um assunto polêmico, principalmente com relação aos riscos dessa reposição. Porém, grande parte das mulheres poderão se beneficiar de seu uso.

Quando usar?

A principal indicação de reposição hormonal sistêmica com a combinação de estrógenos e progesterona (esse último é dispensado naquelas que não tem mais o útero) é para o controle das ondas de calor no climatério.

Muitas mulheres sofrem demais com esse sintoma, mesmo com tratamentos alternativos, como fitoterápicos e antidepressivos. Nessa situação, a reposição hormonal deve ser considerada se não houver contra indicação.

Além disso, existem outros benefícios como prevenção de osteoporose, melhora da incontinência urinária, libido e lubrificação vaginal, melhora de transtornos de humor e potencial prevenção de doenças cardiovasculares se iniciada até 10 anos do diagnóstico da menopausa. Entretanto, esses sintomas isolados sem acompanhamento das ondas de calor não costumam ser indicação para a terapia de reposição hormonal sistêmica por possuírem outras possibilidades de tratamento também muito eficientes sem expor aos riscos da terapia.

Quais os riscos com a terapia de reposição hormonal?

Assim, apesar dos muitos benefícios da terapia de reposição hormonal, há riscos a serem considerados. O principal é o de câncer de mama, que embora seja pequeno, não deve ser ignorado. Outros riscos são: câncer de endométrio e ovário, tromboembolismo e acidente vascular cerebral.

Em caso de contra indicação, tratamentos alternativos sempre podem ser realizados para alívio dos sintomas.

A terapia de reposição hormonal deve sempre ser discutida com seu médico.

Conte comigo para ajudá-la nesse período!