A menopausa é definida após um ano da última menstruação fisiológica da mulher e é caracterizada pela redução da produção dos hormônios femininos pelos ovários. Nesse artigo vamos falar mais sobre a terapia de reposição hormonal na menopausa.
A terapia de reposição hormonal é um assunto polêmico, principalmente com relação aos riscos dessa reposição. Porém, grande parte das mulheres poderão se beneficiar de seu uso.
Quando usar?
A principal indicação de reposição hormonal sistêmica com a combinação de estrógenos e progesterona (esse último é dispensado naquelas que não tem mais o útero) é para o controle das ondas de calor no climatério.
Muitas mulheres sofrem demais com esse sintoma, mesmo com tratamentos alternativos, como fitoterápicos e antidepressivos. Nessa situação, a reposição hormonal deve ser considerada se não houver contra indicação.
Além disso, existem outros benefícios como prevenção de osteoporose, melhora da incontinência urinária, libido e lubrificação vaginal, melhora de transtornos de humor e potencial prevenção de doenças cardiovasculares se iniciada até 10 anos do diagnóstico da menopausa. Entretanto, esses sintomas isolados sem acompanhamento das ondas de calor não costumam ser indicação para a terapia de reposição hormonal sistêmica por possuírem outras possibilidades de tratamento também muito eficientes sem expor aos riscos da terapia.
Quais os riscos com a terapia de reposição hormonal?
Assim, apesar dos muitos benefícios da terapia de reposição hormonal, há riscos a serem considerados. O principal é o de câncer de mama, que embora seja pequeno, não deve ser ignorado. Outros riscos são: câncer de endométrio e ovário, tromboembolismo e acidente vascular cerebral.
Em caso de contra indicação, tratamentos alternativos sempre podem ser realizados para alívio dos sintomas.
A terapia de reposição hormonal deve sempre ser discutida com seu médico.
Conte comigo para ajudá-la nesse período!
Sou dra Bruna Ferolla, endocrinologista pela USP e estou aqui para te ajudar a cuidar da sua saúde e melhorar sua qualidade de vida! Conte comigo!