Ômega 3: vale a pena usar?

Hoje em dia é cada vez mais comum pessoas fazendo uso do ômega 3 mas será que vale a pena usar no dia a dia?


O que é o ômega 3?

O ômega 3 é um ácido graxo poli insaturado popularmente conhecido como “gordura do bem”. Existem vários tipos de gorduras classificadas como ômega 3 e elas diferem basicamente no seu tamanho e forma. As mais importantes são o ácido eicosapentaenoico (EPA), ácido docosahexaenoico (DHA) e ácido alfa-linolênico (ALA).Importante atentar que existem outros tipos de ômegas como 6,7 e 9 além do 3 e isso tem a ver com a composição química desses ácidos graxos.


Onde encontrar o ômega 3 na alimentação?

Estão presentes principalmente em peixes mas também pode ser encontrado no azeite, amêndoas entre outros alimentos. Ainda existem ovos e leites enriquecidos com a gordura.A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão de pelo menos duas porções por semana de peixes ricos em ácidos graxos, como o salmão selvagem, a cavala, a sardinha, a anchova ou o atum.

Alimentos fonte de ômega 3


Quais seus benefícios?

O principal benefício do ômega 3 é a redução de triglicerídeos, principalmente através da sua forma EPA, que pode levar a um decaimento de até 30 a 40% os valores. O ômega 3 possui pouco efeito cobre o colesterol ruim. Até o momento não há comprovação de que o ômega 3 reduz o risco cardiovascular, exceto numa população específica de pacientes que já possuem risco cardiovascular elevado com colesterol LDL ( ” o colesterol ruim” ) elevado e que mantém níveis de triglicerídeos alto.

Estudos também demonstram benefício em melhora dos sintomas de depressão e distúrbios do comportamento, efeitos anti inflamatórios e até proteção da retina.


Como usar o ômega 3?

Um dos principais fatores que dificulta o uso adequado do ômega 3 é que as doses necessárias para a redução do triglicerídeo são muito elevadas, cerca de 4 a 10 gramas por dia, o que significa mais de 10 cápsulas nas doses que são comercializadas.

cápsulas de ômega 3


E então, a suplementação do ômega 3 é necessária?

O ômega 3 não é produzido naturalmente pelo organismo e a nossa alimentação nem sempre supre essa necessidade.

Como podemos ver, o ômega 3 tem sim seu papel em reduzir o triglicerídeo podendo inclusive contribuir para redução do risco cardiovascular em uma população específica mas doses muito elevadas são necessárias para atingir tal objetivo. No entanto, antes de partir para as cápsulas, é bom saber que a suplementação só deve acontecer sob orientação médica.


Converse com o endocrinologista em caso de dúvidas.

Sou dra Bruna Ferolla, endocrinologista pela USP e estou aqui para te ajudar a cuidar da sua saúde e melhorar sua qualidade de vida! Conte comigo!

GOSTOU? ENTÃO COMPARTILHE...

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
×