A osteoporose é uma condição que deixa os ossos frágeis e quebradiços. É considerada a principal causa de fraturas em pessoas acima dos 45 anos, atingindo mais de 10 milhões de brasileiros, principalmente mulheres. Nesse artigo vamos falar um pouco mais sobre osteoporose e seus sintomas e tratamentos
A doença se caracteriza pela redução da massa mineral, tornando a estrutura óssea mais frágil e menos resistente aos traumas mecânicos do dia a dia.
Causas da doença
O envelhecimento, a deficiência de estrogênio que ocorre na menopausa, o baixo nível de vitamina D ou de ingestão de cálcio e alguns distúrbios hormonais podem enfraquecer os ossos, levando a uma estrutura mais porosa e menos resistente, o que facilita a ocorrência de fraturas espontâneas ou causadas por pequenos impactos, como uma queda leve da própria altura por exemplo.
O rastreio da doença é feito através do exame de densitometria óssea e está indicado para mulheres acima dos 65 anos e homens acima dos 70 anos ou antes se houver outros problemas de saúde como uso de corticóide, tratamento de câncer de próstata, artrite reumatóide, tabagismo entre outros
Sintomas da osteoporose
É uma doença silenciosa, que dificilmente apresenta qualquer tipo de sintoma e se expressa por fraturas com pouco ou nenhum trauma, mais frequentemente no no fêmur, braço e na coluna.
Em alguns casos, pode apresentar como sintomas:
diminuição de estatura com o passar do tempo, entre 2-4 cm;
dor na região lombar e no pescoço devido a fraturas na coluna vertebral;
Tratamentos indicados
O principal objetivo do tratamento é a prevenção das fraturas, agindo para retardar a perda da massa óssea.
Assim, ajustar a dieta para que haja ingestão adequada de cálcio e vitamina D é um dos primeiros passos a se fazer, considerando o consumo de alimentos como leite, queijo e iogurte, que são ricos em cálcio; e de peixes, carnes e ovos, fontes de vitamina D.
Vale lembrar que a principal fonte dessa vitamina é a sua ativação através da exposição da pele a luz solar. Por isso, é recomendado ficar no sol em torno de 20 minutos por dia e quando necessário suplementar vitamina D.
A prática de exercícios de resistência para fortalecimento da musculatura também ajuda a proteger os ossos. O estímulo do exercício, por diferentes mecanismos, melhora a saúde óssea e a musculatura reduzindo o risco de queda.
Os medicamentos são indicados no diagnóstico de osteoporose apenas e podem melhorar a resistência ao impedir a degradação do osso. Existem várias classes de medicamentos que podem ser utilizadas de acordo com o quadro de cada paciente e a indicação médica.
Conte comigo para prevenção e tratamento da osteoporose!
Sou dra Bruna Ferolla, endocrinologista pela USP e estou aqui para te ajudar a cuidar da sua saúde e melhorar sua qualidade de vida! Conte comigo!