Entendendo o Diabetes Gestacional: Diagnóstico, Complicações e Cuidados Necessários

O diabetes gestacional é uma condição que pode surgir durante a gravidez e exige atenção especial para garantir a saúde da mãe e do bebê. Neste post, vamos explicar os critérios de diagnóstico, as possíveis complicações e os cuidados necessários durante essa fase tão especial da gestação.

O que é diabetes gestacional?

Diabetes gestacional é um tipo de diabetes que se desenvolve durante a gravidez e se manifesta por uma elevação anormal da glicose no sangue.

Existem diversos fatores de risco para o surgimento do diabetes gestacional como obesidade, idade acima de 35 anos e história familiar de diabetes. Além desses fatores, a placenta contribui em muito para o surgimento do diabetes gestacional.

Cabe ressaltar que pacientes com diagnóstico prévio de dibetes mellitus tipo 1 e tipo 2 antes da gestação não recebem diagnóstico de diabetes gestacional e são consideradas pacientes diabéticas pré gestação.

Critérios de Diagnóstico

Para diagnóstico

  1. Glicemia de Jejum: glicemia de jejum acima de 92mg/dL no primeiro trimestre já fecha diagnóstico de diabetes gestacional
  2. Medida Teste de Tolerância à Glicose Oral (TTGO) : Teste indicado para todas as gestantes entre a 22 e 26 semana da gestação quando a glicemia de jejum no primeiro trimestre foi normal
    • Valores Indicativos de Diabetes Gestacional :
      • Glicemia de jejum acima de 92mg/dL
      • Glicemia 1 hora acima de 180mg/dL
      • Glicemia 2 hora acima de 153mg/dL
Monitorização da glicemia no diabetes gestacional

Complicações do Diabetes Gestacional Não Tratado

A importância do diagnóstico do diabetes gestacional o mais precoce possível é importante para o controle adequado o mais rápido, reduzindo riscos de complicações durante a gestação.

O diabetes gestacional quando não adequadamemnte tratado pode trazer uma série de complicações tanto para a mãe quanto para o bebê. Há um aumento de pré eclâmpsia, parto prematuro, alteração de via de parto e diabetes tipo 2 após o parto para mãe, enquanto que o bebê tem um risco aumentado de macrossomia, distócia de ombro, hipoglicemia neonatal e síndrome do desconforto respiratório.

Complicações do diabetes gestacional

Tratamento do Diabetes Gestacional

O tratamento do diabetes gestacional precisa ser instituido o mais rápido possível e inicialmente é tentado o controle através de hábitos de estilo de vida:

  1. Controle Alimentar : Seguir uma dieta balanceada e controlada em carboidratos para manter os níveis de glicose no sangue resultante. É recomendado acompanhamento em conjunto com nutricionista.
  2. Exercícios Físicos : indicados, principalmente no período da manhã, se não houver contra indicação obstétrica a prática de exercício físico.

Caso o controle do diabetes gestacional não seja alcançado com mudanças de hábitos, o tratamento com insulina é instituido durante o período da gestação e normalmente é suspensa já logo após o parto.

O acompanhamento do tratamento é feita com a monitorização da glicemia diária para checar se a meta de tratamento está sendo atingida.

Conclusão

O diabetes gestacional é uma condição grave que pode impactar significativamente a saúde da mãe e do bebê se não for controlada adequadamente.

A boa notícia é que, com o acompanhamento e tratamento correto, a evolução da gestação ocorre de forma muito boa. Acompanhe sempre com a endocrinologista para o melhor cuidado do diabetes gestacional.

GOSTOU? ENTÃO COMPARTILHE...

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
×