Colesterol alto: sintomas e tratamento

O colesterol é fundamental para o nosso organismo, participando da formação das células do nosso corpo  e diversos hormônios. Entretanto, o seu excesso é ruim e pode levar a problemas de saúde ! O colesterol alto é um dos problemas mais comuns na sociedade, com um número cada vez maior de pessoas sofrendo essa alteração no organismo.

É difícil identificar o colesterol alto, pois ele geralmente não apresenta sintomas, assim o último guideline da sociedade americana de cardiologia recomenda dosagem de colesterol em exames de rastreio já a partir dos 20 anos ou antes se indicado.

Estar com problema de colesterol elevado significa que os níveis do LDL, chamado de “colesterol ruim”, estão em excesso na corrente sanguínea. Com isso, há maior chance de ele se depositar na parede dos vasos sanguíneos e levar a aterosclerose, as famosas placas de gordura nos vasos – o que pode levar ao infarto, AVC e problemas de circulação das pernas.

Mas o que causa o colesterol elevado?

Existem diversos fatores que podem levar a elevação do colesterol. A alimentação é responsável por cerca de 30% do nosso colesterol sanguíneo, sendo uma dieta rica em gordura e frituras umas das causas mais comuns do colesterol alto.

Alguns medicamentos sabidamente também elevam o colesterol ruim, como o corticóide. Além disso, diversas doenças como hipotireoidismo descompensado, deficiência de GH e colestase causam um aumento do LDL enquanto não forem tratadas.

De forma menos frequente, existem algumas alterações genéticas que podem levar ao aumento do colesterol. Nesses casos costuma ocorrer elevações mais importante do colesterol, muitas vezes com sinais clínicos como xantelasma e xantomas ( explicados abaixo) e história familiar de infarto agudo do miocárdio em parentes jovens.

E quais os sintomas?

Na maior parte dos casos, o aumento de colesterol é silencioso e os sintomas surgem como consequência da formação das placas de gordura nas artérias, quando o quadro já está mais avançado. Nesses casos pode ocorrer dores nas pernas para caminhar, dores no peito, episódios de AVC.

Alguns pacientes que apresentam valores muito elevados podem apresentar outros sinais clínicos como xantelasmas, que são placas amareladas em torno dos olhos formada pelo depósito de gordura na pele e xantomas tendinosos, que seria o depósito de gordura nos tendões.

Bolsinhas de gordura na pálpebra são xantelasmas: o que é e como tratar |  Panorama Farmacêutico
foto: xantelasma

Como é feito o diagnóstico

Para confirmar o diagnóstico, o médico solicita um exame de sangue para avaliar as quantidades de colesterol total, LDL, HDL e triglicerídeos e avalia o risco cardiovascular do paciente para um tratamento individualizado.

Tratamento

De acordo com a avaliação do risco cardiovascular e dos níveis sanguíneos de colesterol, é traçado um plano de tratamento que contará  com dieta com baixa gordura e muitas vezes medicamento para redução do colesterol ( as famosas estatinas).

O melhor remédio e sua dosagem varia entre os pacientes, levando em consideração sempre o nível de colesterol inicial e a meta do tratamento.

A meta do tratamento é determinada de acordo com as doenças do paciente. Quanto mais fatores de risco o paciente tem, mais baixo vamos querer o colesterol.

Após a normalização dos níveis de colesterol, é importante que seja feito acompanhamento periódico. Assim, qualquer nova alteração pode ser identificada rapidamente e ajustado seu tratamento.

Um erro muito comum de quem apresenta colesterol alto é deixar de ter um cuidado específico por não sentir nada.

Muitos pacientes deixam de tomar por conta própria os medicamentos quando seus níveis de colesterol se normalizam, imaginando que o problema não retornará.

Entretanto, o mais frequente que vemos nesses casos é o colesterol subir novamente em uma questão de tempo pois a maioria dos fatores que levaram a elevação do colesterol permanecem.

O objetivo do tratamento é reduzir risco cardiovascular, portanto deve ser sempre um tratamento prolongado para evitar infarto e AVC no futuro.

Em caso de dúvidas ou tratamento para colesterol, procure o endocrinologista!