Cerca de 15% da população brasileira sofre com algum problema na tireoide, sendo as mulheres as mais afetadas. Desses problemas, os principais são o hipotireoidismo e o hipertireoidismo.
A tireoide é uma glândula endócrina que exerce um papel importante para o bom funcionamento do organismo. Sua principal tarefa é a liberação dos hormônios T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina) que controlam o metabolismo do corpo.
O que é o hipotireoidismo?
O hipotireoidismo ocorre quando há uma baixa produção dos hormônios pela tiréoide sendo o principal tipo a Tireoidite de Hashimoto, que ocorre quando os próprios anticorpos do indivíduo atacam a sua glândula tireóide, levando a uma destruição da glândula.
Outras causas de hipotireoidismo são pacientes que operaram a tireóide, radioterapia de pescoço, ingesta de iodo insuficiente, inflamação após parto e até mesmo uso de alguns medicamentos como lítio e amiodarona.
Nessa doenças, como a glândula não está funcionando adequadamente, ocorre uma baixa dos hormônios.
Os principais sintomas são ritmo reduzido dos batimentos cardíacos e intestino preso além de menstruação irregular.
Também pode ocorrer diminuição da memória, dor muscular ou pele seca e aumento de peso principalmente por retenção de líquidos além de queda de cabelo com alterações de humor.
O que é o hipertireoidismo?
É o distúrbio que faz uma ação contrária ao hipotireoidismo, nesses casos, a produção dos hormônios da tireóide estão em excesso. Existem várias causas como a Doença de Graves, nódulos tireoidianos com produção independente de hormônio, uso de fórmulas com suplementação de iodo ou de hormônio tireoidiano, inflamação da tireóide e também uso de medicamentos como a amiodarona ( ele pode causar tanto hipo quanto hipertireoidismo).
Os sintomas do hipertireoidismo pelo excesso de hormônios no corpo costumam ser mais exuberantes. O paciente pode apresentar um ritmo cardíaco acelerado, emagrecimento acentuado, insônia, nervosismo, tremor nas mãos com sudorese e sensação de calor repentinas, diarréia e até mesmo alteração na vista.
O tratamento para o hipo e hipertireoidismo consiste em equilibrar a produção hormonal da tireóide pela reposição hormonal no caso do hipotireoidismo ou pelo bloqueio da produção no hipertireoidismo.
Por causa disso, cada caso deve ser detalhadamente avaliado para que a melhor forma de tratamento seja adotada.
Conte comigo para o seu tratamento!
Sou dra Bruna Ferolla, endocrinologista pela USP e estou aqui para te ajudar a cuidar da sua saúde e melhorar sua qualidade de vida! Conte comigo!