Diabetes Tipo 2: dicas para prevenir a doença

Embora não seja possível prevenir completamente o surgimento do Diabetes tipo 2, há uma série de hábitos que reduzem o risco de desenvolvimento da doença.

Esta é a forma de Diabetes mais comum na população. É causada pelo excesso de peso e aumento da gordura visceral abdominal que atrapalha a ação da insulina, o hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a controlar o açúcar do sangue. Sem a função adequada da insulina, as taxas de açúcar sobem no sangue e aparece o Diabetes.

Sem tratamento ideal, a afecção pode levar a complicações renais, problemas de visão e feridas que não cicatrizam, especialmente dos membros inferiores, fator que pode levar a casos extremos de amputação.

Como o Diabetes tipo 2 não tem cura ainda, o ideal é prevenir ao máximo o surgimento da doença. Confira dicas!

O que fazer para reduzir o risco de desenvolver a doença?

–       Perder gordura abdominal

Se o paciente já está acima do peso, precisa se planejar para perder de 5 a 10% do seu peso para que a insulina volte a atuar melhor. Ou seja, se tem 80 kg, precisa perder em torno de 4 a 8 kg. Pacientes que têm “pré diabetes” muitas vezes regridem a doença para um estado de glicemia normal apenas com essa perda de peso!

–      Como fazer para perder os 10% de peso ou a gordura visceral?

Primeiro, reduzir a quantidade de calorias da alimentação através de uma dieta saudável, rica em fibras como os vegetais, legumes e frutas e pobre em alimentos ultraprocessados, que são feitos com muita gordura e açúcares. Segundo, através de exercícios.

–       Porque o consumo de fibras é ideal na dieta?

As fibras podem retardar a absorção de açúcar no intestino, evitando um rápido pico de açúcar, elas são menos calóricas que muitos processados e trazem mais saciedade, assim podemos comer menos e evitar ganho de peso.

–      É proibido usar açúcar? E gordura?

O açúcar não é proibido, mas devemos evitar excessos por serem alimentos em geral muito calóricos que facilitam o ganho de peso.

Quanto às gorduras, as piores são as saturadas e trans que aumentam o colesterol além de também serem muito calóricas e levar ao ganho de peso.

Assim, o ideal é identificar os alimentos que são ricos em açúcar e gordura e comer com menos frequência e em porções menores.

–       Praticar exercícios físicos previne o Diabetes?

Sim. Os exercícios melhoram a ação da insulina. O músculo capta glicose para trabalhar e assim, melhora os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, os exercícios levam a ganho de massa muscular e perda de gordura , principalmente a visceral.

Portanto, os exercícios fazem parte de toda prescrição médica para diabéticos ou para quem tem risco de ficar diabético.

O ideal é realizar pelo menos 150 minutos de exercícios na semana, distribuídos de acordo com a preferência do paciente.

Tanto aeróbicos quanto exercícios de força são importantes para perder gordura e ganhar músculos.

• Visite o seu médico

Não deixe sua saúde para depois! Visite o médico de tempos em tempos e faça check-ups regulares. é possível prevenir o aparecimento do diabetes tipo 2, regredir o “pré diabetes” e tratar o diabetes caso já possua para evitar complicações.

Conte comigo para ajudar na prevenção e tratamento do diabetes!